Tudo o você precisa saber sobre a gestão de ponto dos terceirizados

gestão de ponto

A reforma das leis trabalhistas permitiu novos regimes de contratação, como a mão de obra terceirizada para atividades-fim. Coincidentemente, o número de processos que chegam ao TST é 15% maior agora. Parte disso decorre da confusão entre os direitos e deveres do colaborador com relação a ambas empresas, a contratada e a contratante.

Considerando que algumas das principais causas de processos trabalhistas estão ligadas à gestão da jornada de trabalho, é importante prestar atenção à gestão de ponto. Vale como critério de escolha do fornecedor – e para as avaliações periódicas de desempenho.

Quando uma organização opta por delegar algumas de suas atividades a outra empresa, pode haver confusão quanto às responsabilidades de gestão de pessoas. Especialmente quando o terceiro contratado atua dentro da estrutura do contratante. Neste post, vamos esclarecer como fica esta relação e algumas estratégias que você pode usar para orientar a gestão de ponto da mão de obra terceirizada.

Dificuldades enfrentadas pelo fornecedor na gestão de ponto da equipe externa

Acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores é um desafio para qualquer empresa que não conta com o auxílio da tecnologia. Por isso,  automatizar o processo de registro de ponto com tecnologias que sincronizam informações em tempo real faz toda a diferença.

A principal dificuldade no caso dos colaboradores externos é o fato de eles não estarem na sede da empresa. Mas, isso também pode ser solucionado com o uso de um software especializado. Exija que o fornecedor de mão de obra terceirizada disponha de um bom sistema de gestão de ponto. Assim você terá a certeza de que a força de trabalho estará disponível.

Entretanto, é importante deixar claro que a gestão de ponto do colaborador que trabalha fora da sede da empresa é responsabilidade da própria organização. Já a jornada de trabalho da mão de obra terceirizada é da empresa prestadora de serviço.

Como resolver os problemas de ponto de colaboradores terceirizados?

Para evitar o risco de processos trabalhistas (e custos desnecessários) é primordial fazer a gestão de ponto da mão de obra terceirizada de forma efetiva. Algumas possibilidades que você deve considerar:  

Problema Empresa contratada Empresa contratante
Falta de controle efetivo sobre a duração da jornada Introduzir um sistema de registro de ponto condizente com a legislação. Ter critérios de qualificação para a contratação de prestadores de serviço que exijam gestão de jornada de trabalho.
Inexistência de dados sobre a localização do colaborador. Escolher um sistema alternativo de registro de ponto que forneça geolocalização em tempo real. Compartilhar com o fornecedor dados do sistema de gestão de acesso referentes aos colaboradores terceirizados.
Falta de engajamento dos colaboradores no registro de ponto. Sensibilizar os colaboradores e explicar a importância e benefício do uso de registradores de ponto. Sinalizar à empresa contratada sempre que houver descumprimento da jornada pelos colaboradores.

 

Quanto melhor o alinhamento entre os RHs da empresa contratante e contratada, menor o risco de passivos trabalhistas para ambas.

Bônus: empresa de terceirização, confira aqui como engajar os colaboradores no uso do ponto. Confira alguns passos a seguir para conquistar a confiança do seu cliente:

  1. Explique aos colaboradores os benefícios de registrar a jornada de trabalho;
  2. Demonstre a importância da transparência nas relações profissionais;
  3. Destaque que o profissional terá acesso em tempo real às informações sobre seu banco de horas;
  4. Evidencie que o registro de ponto é um jeito de comprovar que colaborador cumpriu sua jornada;
  5. Use como exemplo demandas antigas dos próprios colaboradores (como solicitações de compensação de horas);
  6. Valorize os aspectos positivos do sistema escolhido;
  7. Faça demonstrações práticas do funcionamento do sistema.

3 alternativas eficientes para a gestão de ponto de equipes de terceirização

Listamos abaixo três alternativas eficientes para a gestão de ponto, todas fornecidas pela Ahgora:

Batida Online

O registro da jornada de trabalho é feito via browser, com liberação de IP. Inclusive, pode ser feito em computadores mesmo quando não há internet. A batida online também pode ser via smartphones ou tablets.

Leitor Biométrico

É um equipamento que faz a leitura da biometria do colaborador (possui um sistema antifraude). Seu uso é muito comum em equipes com poucos funcionários que trabalham em locais diferentes, franquias, redes de lojas ou para profissionais que trabalham à distância.

Aplicativo

Permite o registro de ponto via smartphones e tablets, opções bem acessíveis para colaboradores externos e mão de obra terceirizada. Além da batida, o sistema também registra a localização geográfica do profissional. E, vale ressaltar que um único equipamento pode ser usado para a batida de ponto de vários colaboradores.

Quer saber mais sobre a gestão de ponto de mão de obra terceirizada e colaboradores externos? Faça download do eBook: Gestão a distância: como administrar múltiplas filiais de um só lugar.

Tudo o você precisa saber sobre a gestão de ponto dos terceirizados

Tudo o você precisa saber sobre a gestão de ponto dos terceirizados

4 minutos A reforma das leis trabalhistas permitiu novos regimes de contratação, como a mão de obra terceirizada para atividades-fim. Coincidentemente, o número de processos que chegam ao TST é 15% maior agora. Parte disso decorre da confusão entre os direitos e deveres do colaborador com relação a ambas empresas, a contratada e a contratante. Considerando que algumas das principais causas de processos trabalhistas estão ligadas à gestão da jornada de trabalho, é importante prestar atenção à gestão de ponto. Vale como critério de Continue lendo

Manual: 5 passos para enviar a folha ponto no prazo

Manual: 5 passos para enviar a folha ponto no prazo

2 minutos O eSocial gerou mudanças importantes nos departamentos de RH – e nos escritórios de contabilidade também. O programa do governo federal tem o objetivo de padronizar o envio de informações trabalhistas, fiscais e tributárias pelas empresas. O eSocial passou a exigir a transmissão de dados – como os coletados com a folha ponto – quase no mesmo momento em que os eventos acontecem. Você, contador, certamente entendeu a razão disso. Todos os dados coletados no eSocial já são registrados, mas cada um Continue lendo

Falta no trabalho: Sua operação está garantida? Faça o teste

Falta no trabalho: Sua operação está garantida? Faça o teste

2 minutos Do que uma loja precisa para conseguir abrir as portas todos os dias? Produto para vender é uma resposta. Um bom ponto comercial é outra. Mas existe um elemento chave sem o qual simplesmente não há como um comércio funcionar: mão de obra. A assiduidade dos colaboradores é fundamental para garantir as operações de uma empresa. Como, então, assegurar que cada um deles se comprometa e evite a falta no trabalho? O absenteísmo é um dos problemas graves do mundo corporativo. A Continue lendo

Controle de ponto nas Prefeituras: como ser eficiente e seguro

Controle de ponto nas Prefeituras: como ser eficiente e seguro

6 minutos O controle de ponto nas Prefeituras está entre os procedimentos mais arcaicos, no que diz respeito à comprovação dos horários de trabalho. Em muitos órgãos públicos, o registro ainda é feito de forma manual, por meio de cartão de papel ou planilha. As consequências desse processo são a frequência de erros, as irregularidades e o volume de despesas gerados para o poder público. Isso sem falar na falta de controle efetivo do cumprimento com a jornada de trabalho dos servidores. Diante disso, Continue lendo

Acordo coletivo: como contratar um sistema alternativo de ponto

Acordo coletivo: como contratar um sistema alternativo de ponto

4 minutos Você sabia que existem alternativas mais baratas ao relógio ponto? Um sistema alternativo de ponto – como os aplicativos de registro no celular, por exemplo – são perfeitamente legais. Mas é preciso prestar atenção às exigências do MTE. A obrigatoriedade  de firmar um acordo coletivo homologado pelo sindicato é um deles. Neste artigo, explicaremos como é o processo para homologar um sistema alternativo de ponto, por meio de um acordo coletivo junto ao sindicato da categoria. Confira! O que são sistemas alternativos Continue lendo

Gestão da folha ponto: um diagnóstico da sua empresa

Gestão da folha ponto: um diagnóstico da sua empresa

2 minutos A gestão da folha ponto impacta de forma global nos resultados da empresa. São muitos fatores de influência, como o atendimento a legislação, a transparência e motivação dos colaboradores. Além da precisão e eficiência nos cálculos de horas extras, banco de horas, previsibilidade de custos, entre outros. Relacionamos abaixo as diferentes formas de gestão de ponto e o como cada uma delas interfere na sua entrega final. Confira: Não faço gestão da folha ponto. Não realizar nenhum controle sobre a folha ponto, Continue lendo

Preenchimento da folha de ponto: como acabar com os principais erros

Preenchimento da folha de ponto: como acabar com os principais erros

4 minutos A conferência dos registros de ponto – ou o  preenchimento da folha de ponto – pode ser algo desafiador para os administradores de pequenas empresas. Como consequência, é comum a falta de marcações, as rasuras e documentação incompleta no caso de pedidos de abono. Quem ‘sofre’ é o Departamento Pessoal do escritório da contabilidade: gasta tempo demais fazendo a tratativa de ponto para conseguir fechar a folha de pagamento. Quando essa rotina não flui bem, tanto cliente quanto contabilidade perdem eficiência operacional. Continue lendo

Empresas de contabilidade: como se destacar usando a tecnologia

Empresas de contabilidade: como se destacar usando a tecnologia

5 minutos Já percebeu que muitas empresas de contabilidade enfrentam dificuldades para se manter no mercado, ao passo que outras ampliam seus serviços e até abrem novas filiais ou franquias? Qual será a diferença entre elas? Pesquisamos algumas empresas de contabilidade e consultoria que são referência no mercado. Descobrimos qual é o segredo do sucesso e vamos compartilhar tudo com você. Conheça empresas de contabilidade que são referência no mundo A capacidade que as empresas têm de se reinventarem é determinante para o sucesso. Continue lendo

Controle de terceirizados: conheça as tendências usadas pelo mercado

Controle de terceirizados: conheça as tendências usadas pelo mercado

5 minutos O controle de terceirizados se tornou  fundamental após a reforma trabalhista entrar em vigor, em novembro de 2017. Isso não quer dizerque antes não fosse necessário fazer o controle de terceirizados, mas a partir da reforma esse modelo de contrato se tornou propício e comum para alguns modelos de negócios. A atenção e o cuidado com a contratação desses colaboradores, bem como o acompanhamento de suas atividades, estará mais presente nas rotinas do departamento de RH. Com isso, é necessário observar e Continue lendo